Você sabia?
- O dia 8 de maio é o Dia Mundial em memória dos
que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1937, o Alto Comando Alemão
incumbiu a metalúrgica Krupp Steel do design e produção da maior arma já
construída, capaz de penetrar 1m de aço, 7m de betão reforçado e 30m de terra
compacta, a uma distância de 45Km, o que a colocaria fora do alcance inimigo. O
movimento sobre carris seria essencial e o Schwerer
Gustav, como inicialmente foi chamado o canhão, em honra do seu
criador Gustav Krupp, director da empresa entre 1909 e 1944, deveria ser móvel
o suficiente para ser transportado.
O secretismo que envolvia a nova
arma era tal que os Aliados nunca souberam pormenores sobre ela. Na verdade, o
segundo nome pelo qual ficou conhecido, Dora,
surgiu através do nome de código dado à sua criação, Implement D (Instrumento D).
Mas a produção do supercanhão mostrou-se difícil, quer pelas dimensões do mesmo,
quer pela falta de exemplos nos quais basear o trabalho, uma vez que a
indústria de armamento estava parada desde o fim da 1ª Grande Guerra. As
dificuldades arrastaram-se e o conhecimento extensivo de metalurgia, explosivos
e balística, resultante da química aplicada, física e matemática, necessários à
criação da arma e dos projécteis, tomou três longos anos de trabalho. Quando
rebentou a 2ª Guerra a arma não estava pronta, o que somente aconteceu no final
de 1940. Foi testado no início do ano seguinte, na presença de Hitler e do seu
Ministro do Armamento, Albert Speer, com um enorme êxito.
O canhão ferroviário pesava umas
espantosas 1350 toneladas, media 47,3 metros de comprimento, 7,1 metros de
largura e 11,6 metros de altura. Este colosso, com um cano de 32,48 metros,
podia arremessar dois tipos de projéctil: uma granada de alto explosivo de 4,8
toneladas que viajava a 820m/s e com um alcance de 48Km e uma granada
anticoncreto de 7 toneladas que podia atingir um alvo a 38Km de distância em
menos de um minuto. A estrutura era elevada e posicionada no local de disparo
através de um comboio especial constituído por 28 vagões que se estendia por
1,6Km e era movido por duas locomotivas a diesel.
Apesar do seu funcionamento
essencialmente eléctrico e hidráulico, dentre toda a operação da arma, à
criação de carris para a mover e sustentar, passando pela equipa de cientistas
e engenheiros da Krupp para avaliar cada disparo, até à sua protecção, era
necessária uma equipa de mais de 4000 homens, muitos deles “voluntários” da
região em que se encontravam.
Fonte: Professor Lucas
Postagem: Maria Luciana
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